segunda-feira, 15 de abril de 2013

Alguns livros sobre (divulgação da) física


Um amigo me sugeriu listar os livros aos quais acho interessante para compreender física (mecânica quântica e relatividade). Pois bem, segue a lista. 

1. Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros((título original, em inglês "A Brief History of Time:From the Big Bang to Black Holes"), Ed Rocco, escrito por Stephen Hawking. Foi o primeiro que li e recomento, devido a abordagem abrangente e leitura (um tanto) fácil. 

2. Uma Nova História do Tempo (link), Ed Ediouro, escrito por Stephen Hawking e Leonard Mlodinow. A abordagem deste livro é mais atualizada que o anterior e apresenta um texto ainda mais simples, sobretudo se você conseguiu entender boa parte do primeiro. 

3. O Universo Numa Casca de Noz, Ed Mandarim (link), escrito por Stephen Hawking. Uma obra ricamente ilustrada, de encher os olhos, mas perder em termos de visão global e facilidade de leitura para os livros acima citados.  

4. Hiperespaço (link), Ed Rocco, escrito por Michio Kaku. Para introduzir o assunto central da obra, o autor faz uma revisão de muita propriedade e poder de síntese sobre relatividade e aborda, também, a física quântica.  

5. O Universo Elegante: Supercordas, Dimensões Ocultas, e a Busca pela Teoria Final (link 1, link 2), Cia das Letras, escrito por Brian Greene. Embora não seja um livro voltado para abordar relatividade e mecânica quântica, devido à complexidade inerente ao assunto central da obra, o autor dá uma base teórica de altíssima qualidade, em linguajar simples, com exemplos didáticos, que permitem uma compreensão impar dos dois tópicos de física que foco aqui. É a melhor abordagem do tema, em minha opinião (em particular se vc já tiver se esforçado para ler e entender pelo menos um dos 4 livros que listei acima).

 6. O Tecido do Cosmos (link), Cia das Letras, escrito por Brian Greene (que originou esta série)O livro é muito bom. Em nova abordagem de assuntos de altíssima complexidade, o físico, novamente, consegue apresentar uma obra agradável de se ler e didática. Em relação à mecânica quântica e relatividade, traz citações, exemplos e um direcionamento diferente do livro acima mencionado. Para quem leu a sugestão 5 desta lista, será de muita valia.

3 comentários:

  1. Grande Leo,

    Já estou atualizando minha lista de leituras. Você é meu guru em ciências. Atualmente estou lendo Os problemas do milênio. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mal de guru, rs!!!
      E eu tenho de retomar o ritmo de leitura.

      Excluir